Notícias

Primeira Reunião Ordinária 2022

Realizada no dia 11/01/2022

Aconteceu no dia 11 de janeiro de 2022, com início às 20 horas, com ausência justificada da vereadora Bianca Lisley de Oliveira, a primeira reunião ordinária do ano de 2022. Em virtude do falecimento de Maria de Lourdes Coelho Soares, conhecida como Dona Lulu, o vereador Carlos Augusto Coelho Neto, pediu 01 (um) minuto de silêncio.

Foram distribuídos nesta reunião, os Projeto de Resolução nº 001/2022, que dispõe sobre a concessão de revisão geral anual nos vencimentos dos servidores e subsidio dos vereadores da Câmara Municipal de Virginópolis, e dá outras providências e o Projeto de Lei nº 001/2022, que autoriza o Poder Executivo a criar e regulamentar o serviço de moto-taxi no município de Virginópolis e dá outras providências.

Foi colocado em votação, o Projeto de Lei nº 030/2021, que cria vagas e cargos no Plano de Cargos e Salários do Município de Virginópolis, define os respectivos vencimentos e dá outras providencias, que após a leitura do parecer emitido pela Comissão de Justiça, Legislação, Finanças e Redação, com emenda, foi aprovada a unanimidade.

O Vereador Carlos Coelho, apresentou um vídeo sobre a atual situação da usina de lixo do município e em seguida, foi concedido a palavra ao Sr. Marcelino Soares da Silva, que solicitou o uso da Tribuna para tratar sobre assuntos ligados à Usina de Lixo. Após relatada a situação que se encontra a usina de lixo do município, pelo Sr. Marcelino, os vereadores Carlos Augusto, Giovanni Campos e Alex Batista fizeram uso da palavra e ressaltaram a importância de implementar melhorias na usina e, assim, melhorar a qualidade de vida da população que mora no entorno.

Os vereadores disseram que a situação da usina é uma demanda antiga e que a situação é degradante e já ultrapassou todos os limites. O vereador Giovanni Campos solicitou a convocação do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Virginópolis e o vereador Alex sugeriu que, antes da convocação do Secretário, fosse realizada uma reunião entre a população, Poder Executivo e Legislativo, uma vez que assim, considerando a presença do Prefeito nesta reunião, medidas poderiam ser tomadas de forma mais ágil. O vereador Beliny disse que esteve na comunidade localizada nos arredores da usina e que a demanda da população é legitima. Disse que o problema da usina não é apenas de meio ambiente mais também de saúde pública. Disse que está cansado de reuniões e disse que está de acordo com a convocação dos Secretários de Saúde e Meio Ambiente.

O Presidente colocou em votação a convocação dos Secretários de Saúde e Meio Ambiente para comparecerem na próxima reunião, tendo as convocações sido aprovadas à unanimidade.

A vereadora Elza disse com muita tristeza que a situação da usina é preocupante. Pediu que o Prefeito se esforce para resolver a situação pois aquele local não parece uma usina mais sim um lixão a céu aberto. Disse também que a situação dos cachorros deve ser resolvida e que quem deve resolver a situação é o poder executivo pois os vereadores não possuem poder para tal, sendo que a estes cabe apenas cobrar.

O vereador Carlos Augusto disse que sempre que vai a Prefeitura conversar com o Prefeito não consegue falar com ele pois ou ele está viajando ou em reunião.

O vereador Neison Vanderlei falou que a situação está difícil pois o lixão já está quase invadindo a rodovia. Disse que está à disposição da população que mora nos arredores da usina e também falou sobre a dificuldade em se encontrar com o Prefeito.

O vereador Wilian Tanure disse que sua mãe também mora próximo a usina e que ele sabe das dificuldades vividas por aquela comunidade. Disse que a função do vereador é legislar, fiscalizar e levar a demanda da população para o Prefeito, cabendo a este executar. Disse que vai continuar lutando, mas que nem sempre suas demandas são atendidas, que é vergonhoso o fato de até agora o executivo não ter resolvido o problema da usina, uma vez que foi realizada uma reunião entre os poderes executivo, legislativo e comunidade neste sentido.

O vereador Carlos Augusto disse que muitos fazendeiros da região da usina tiveram prejuízo com a morte de animais/criações e que é um absurdo esta situação.

O vereador Giovanni Campos disse que para resolver o problema da usina basta boa vontade. Disse que a prefeitura nunca teve tanto dinheiro em caixa pois a quase dois anos não realiza eventos. Disse que no entendimento dele a Prefeitura deveria utilizar o dinheiro economizado e comprar nova área para instalar a usina. A população presente agradeceu aos vereadores pelo apoio.

O vereador Dinho disse que nunca participou de reunião na comunidade pois nunca foi convidado. Disse que na sua campanha não prometeu nada pois sabe que o vereador não pode fazer muita coisa. Disse que no início do mandato anterior do Prefeito Boby esteve com Nilson Fidelis, então Secretário Municipal, e tomou conhecimento sobre a aquisição de outra área para a instalação da usina em um terreno da Cenibra. Disse que não promete nada que não pode cumprir. Disse que conhece a situação da usina e que sempre tem cobrado do executivo a resolução do problema. A população presente, agradeceu aos vereadores e esperam ansiosos por uma solução.

Dando continuidade à reunião, o vereador Neison Vanderlei protocolou indicação nº 001/2022, solicitando do Poder Executivo a instalação da Academia no Córrego do Macaco, considerando que a mesma já encontra-se no Município de Virginópolis.

Já no momento livre da reunião, o Vereador Neison agradeceu a deputada Ione Pinheiro pela doação da academia e dos kit’s esportivos. Agradeceu aos vereadores Alex e Wilian Tanure pelo apoio e solicitou que o Prefeito faça a distribuição dos materiais o mais rápido.

O vereador Wilian Tanure agradeceu o vereador Neison Vanderlei por ter o convidado para ir a Belo Horizonte buscar dois Kit´s esportivo doados pela deputada Ione Pinheiro. Disse que os materiais devem ser repassados e utilizados pela população, especialmente por aqueles que praticam atividades esportivas e necessitam destes materiais.

O vereador Dinho disse que nesta semana recebeu muita reclamação referente a pontos críticos causados pelas fortes chuvas. Solicitou que o Executivo atenda a estas demandas assim que o tempo firmar.

A vereadora Elza disse que tem recebido muita cobrança e que infelizmente não tem como brigar com a chuva, disse que a estrada que liga Boa Vista a Virginópolis está muito perigosa e que a ponte entre os Córregos dos Paulos e dos Cândidos caiu, colocando em risco quem passa por lá. Disse que já repassou a situação para o Secretário de Obras e que conta com o serviço da Prefeitura para dar manutenção nas estradas assim que o tempo deixar.

O vereador Carlos Augusto solicitou, uma vez mais, que o Poder Executivo proceda com a retirada do poste localizado em frente ao nº 111 da Rua Padre Bento Ferreira, considerando que este tem colocado a população em risco.

A vereadora Elza solicitou a construção de um desvio na estrada do Córrego dos Paulos.

O vereador Giovanni Campos disse que os vereadores estão cumprindo com suas funções e não perseguindo o Prefeito. Disse que o Prefeito Boby e os funcionários da Prefeitura tem feito um bom trabalho no bairro Tanque. Parabenizou o Presidente Alex pelo Projeto de Resolução que concede reajuste para os servidores da Câmara e solicitou que o Prefeito Boby faça o mesmo em relação aos servidores públicos do município. Cobrou também a sinalização da cidade, conforme prometido pelo Prefeito.

O vereador Carlos Augusto disse que vai defender a população do bairro Vila Santo Agostinho, principalmente em relação a questão dos Correios.

O vereador Wilian Tanure parabenizou o Presidente pelo Projeto de reajuste apresentado e parabenizou também o Prefeito pela obra de drenagem do bairro Tanque e, na oportunidade, solicitou a obra de calçamento e iluminação do bairro Tanque. O vereador Wilian Tanure falou sobre a ambulância da prefeitura que fica em poder dos funcionários quando, na verdade, deveria ficar no ponto de partida da secretaria de saúde para atender a população, que não é possível que a ambulância fique parada na casa de funcionário. Disse que a ambulância deve estar à disposição da população para prestar serviços de urgência e emergência.

O vereador Alex disse que o Legislativo queria que o rateio fosse pago para todos os servidores da educação e não apenas para os professores e, por isso, a Câmara Municipal não apoia, pois queria que todos os profissionais da educação recebessem. O vereador Neison Vanderlei disse que também é a favor de pagar o rateio para todos, incluindo motoristas e serviçais.

A reunião, pode ser assistida clicando aqui.

Botão Voltar ao topo