Notícias

8ª reunião ordinária 008/2021

15 de junho de 2021 às 20h00, plenário da Câmara Municipal.

A 8ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Virginópolis, em homenagem ao fato ocorrido no dia 12/06/2021 entre dois motoqueiros, ocasionando a morte dos envolvidos Alex e José Armano, iniciou-se com minuto de silêncio.

A reunião foi realizada com a falta justificada dos vereadores Giovani Campos, Carlos Augusto e o Presidente Alex Batista, este último não participou devido ao envolvimento em um acidente automobilístico.

Em seguida foram distribuídos dois projetos de Lei, sendo: o Projeto 10/2021 que “Institui o diário oficial eletrônico e os sítios oficiais o município de Virginópolis, estabelece normas para envio, publicação e divulgação de matérias dos órgãos da administração pública e indireta e dá outras providências” e o projeto 11/2021 que “Autoriza a abertura de crédito adicional no orçamento vigente da Prefeitura Municipal de Virginópolis e dá outras providências”.

Por decisão conjunta de todos, nesta reunião acordaram não fazer indicações.

No momento livre, o vereador Beliny Magalhães, agradeceu a presença dos munícipes e explicou o motivo da decisão conjunta dos Vereadores.

“Decidimos não fazer indicações e deixar a reunião para que houvesse de forma clara e sem agressões verbais um bate papo para discutirmos sobre o ocorrido no dia 12/06. Foram duas mortes que chocaram muito e pegou a todos de surpresa”.

“É um momento que devemos acalmar nossos corações e refletir sobre tudo que aconteceu e procurar mecanismos para evitar que ocorra esse tipo de acontecimento em nossa cidade. Medidas urgentes tem que ser tomadas. Não vamos procurar por um culpado, todos nós somos culpados. Seria muita hipocrisia de minha parte chegar aqui e falar que eu sou um exemplo no trânsito. Eu como policial civil percebo diariamente, as pessoas nas ruas, nas calçadas, mas é muito difícil dizer neste momento quem está certo ou errado, mas temos que tomar medidas urgentes para melhorar o trânsito em nossa cidade. A sociedade é culpada quando entrega um volante a uma pessoa não habilitada, quando dirige após ingerir bebidas alcoólicas… Não sei se é do conhecimento de todos, mas a mãe do Alex perdeu uma filha há uns anos atrás, atropelada no centro da cidade por um caminhão. O que nos resta é desejar condolências aos familiares”.

O Vereador leu alguns escritos do “menino” Alex que era um menino de ouro. Palavras do próprio Alex: procure fazer ou melhorar, pratique mais a iniciativa e a disciplina, seja mais determinado e persistente, seja mais organizado, faça uma agenda, seja mais tolerante paciente e educado, valorize mais o que você tem, reclame menos, foque nas soluções dos problemas, zele pelos seus bens, pratique o hábito da economia dos 10%, seja mais prudente, atribua valor a vida do próximo, faça planos e tenha paciência para executa-los no momento certo. Essas são palavras do nosso amigo Alex que foram encontradas em seu caderno e com autorização da família, trouxe a todos nós, concluiu o Vereador.

Em seguida, o Vereador Wilian Tanure parabenizou o Beliny pelas belas palavras e disse que teve o prazer de trabalhar com Alex no ano de 2020, que era um dos funcionários que fazia entrega de lanches. Relatou que quando demorava um pouco na entrega, as pessoas reclamavam. Já chegou vez de o cliente não receber o lanche pelo fato da demora. Disse conhecer a família do outro rapaz que faleceu e que eram duas pessoas cheias de sonhos na vida. No que se refere ao fato do plantonista, foi contra o plantonista fazer seu plantão em casa. Ouviu de pessoas que estiveram no local do acidente, local este, próximo ao hospital, e que o socorro demorou mais de 30 minutos para chegar ao local. Não podemos afirmar que se o atendimento fosse rápido, mudaria alguma coisa, mas temos que lutar por um atendimento digno. Temos que buscar dialogar com executivo. Já fizemos diversos pedidos através de indicações para que coloquem placas, tampem buracos, pintem quebra-molas, estes pedidos são de extrema importância e auxiliam e muito na segurança de nossos munícipes.

Elza no uso de sua palavra disse sobre a dor de uma perda, que é muito triste, que já sofreu acidente e se fosse para explicar o ocorrido não saberia dizer, é tudo é muito rápido. Concorda com as palavras do Vereador Wilian Tanure e enfatizou a importância de se fazer uma reunião urgente com secretariado. Que tudo que se falar hoje sobre este acidente, não mudará o que aconteceu, mas é obrigação nossa buscar soluções. Falou sobre a perda de um sobrinho num acidente, em um local sinalizado, o socorro foi rápido, em menos de 10 minutos já estava dentro do hospital. Era uma pessoa experiente no trânsito e vivia a vida dele sempre como se fosse o último dia. Todo dia ele agradecia a Deus pela oportunidade de mais um dia de vida.

Após as falas da vereadora, o Vereador Jacuri defendeu que plantonista tem que ficar no local (Secretaria de Saúde) e que um minuto pode sim fazer a diferença para salvar uma vida.

Vereador Dinho, falou que tudo isso é muito importante e que precisa mesmo é de conscientização no trânsito. Nós brasileiros, não respeitamos faixa de trânsito, sinalização… É muito importante as campanhas de conscientização no trânsito para motoristas e pedestres.

Bianca Oliveira, presidente em exercício, falou mais um pouco da trajetória do querido Alex e solidariza com a família. “Este acidente realmente demorou no atendimento e pede que seja revisto sim a respeito do local onde o plantonista deve ficar durante seu plantão”.

Beliny Leão, finalizou esclarecendo que o hospital São José não tem a responsabilidade de fazer resgate, normalmente as pessoas ligam para o hospital, que é uma entidade filantrópica e a obrigação destes resgates é da prefeitura através da secretaria de saúde. É muito importante esclarecer isso, pois já ouviu pessoas acusarem o hospital. Cabe à Polícia Cível investigar através do inquérito policial e chegar a um culpado ou não. Falou também sobre a necessidade do profissional que presta os primeiros socorros ser experiente. Este tipo de trauma não pode pegar a pessoa de qualquer maneira e colocar no carro, por isso a importância de pessoas que prestam primeiros socorros serem pessoas capacitadas. Falou também sobre algumas deficiências no trânsito de Virginópolis, como alguns estacionamentos 45 graus, locais de mão dupla, onde deveria ser mão única e da necessidade urgente de rever a sinalização de trânsito em Virginópolis.

Diante disto, solicitou a expedição de um ofício solicitando informações de todos os motoristas e todos os veículos da prefeitura, quer saber se todos os motoristas estão habilitados a dirigir os carros oficiais da prefeitura. Se um motorista na condição de servidor público, é multado, o prejuízo é para os cofres públicos do município. Nós não vamos pagar com nosso dinheiro, nossos impostos por infrações do poder publico. Finalizou se colocando à disposição para discutir junto com Executivo e Legislativo sobre as necessidades de mudanças no que for preciso para melhoria de nossa cidade.

Tanure reiterou o pedido para que seja revisto com urgência esses caminhões que ficam estacionados nas ruas da cidade, ocupando uma grande faixa da via. Sabe da luta dos caminhoneiros, que é vida difícil, que dependemos deles, mas sabe que juntos é possível chegar em uma forma de ajustar essa situação que da forma que está, pode ocasionar acidentes.

Finalizando a reunião o Vereador Beliny deixou uma reflexão a todos e em seguida a reunião foi encerrada pela presidenta em exercício Bianca Oliveira após a leitura da ata.

A próxima reunião está agendada para o dia 29 de junho.

Assista a reunião na integra, clicando aqui.

 

Botão Voltar ao topo