Décima quinta reunião da Câmara Municipal de Virginópolis

A reunião iniciou com a discussão e votação do projeto de lei 23/2021 de autoria do executivo municipal referente abertura de credito suplementar e dá outras providencias. De acordo com o parecer da comissão, reunida no dia 15 de outubro, é favorável à tramitação do projeto.
Colocado em votação, o projeto de lei foi aprovado por todos os vereadores presentes em primeira e em segunda votação com emenda.

Discussão e votação do projeto de lei 024/2021 de autoria do Legislativo, que altera a Lei 1735/2020 foi proposta pela Senhora Mariângela, que criou o IPTU verde em Virginópolis. Antes de passar para votação, o responsável pelo projeto, o Vereador Beliny aproveitou o momento para falar sobre suas expectativas em projetos ambientais. Sendo assim, adiantou sobre as regulamentações que pretende trazer à Câmara. O projeto de Lei 024/2021, tem a proposta de inserir na lei 1735/2020 em seu artigo primeiro, os itens: sistema individual de tratamento de esgoto, sistema de energia fotovoltaica e as árvores nas calçadas, como forma de descontos em IPTU, para munícipes que atenderem à Lei. Os Vereadores parabenizaram o Vereador pela complementação do projeto, que foi aprovado por todos os vereados.
Em seguida, passou para a votação e discussão do parecer prévio favorável do Tribunal de contas, referente às contas do Executivo do ano 2017. Os Vereadores Beliny Leão e Bianca Oliveira, se abstiveram de seu voto. O Presidente da Câmara votou rejeição das contas e os demais vereadores votaram favorável pela aprovação conforme parecer do Tribunal de Contas.

Momento Livre, o Vereador Carlos Coelho, deu a notícia que Virginópolis recebeu R$ 150.000,00 através do Senador da República, Antônio Anastásia para o Hospital São José e na oportunidade agradeceu a todos os que têm trabalhado junto em prol de Virginópolis.

O Presidente Alex, usou do momento para falar sobre o rateio realizado na educação. Relatou que vários funcionários lotados na educação o procurou para saber o motivo pelo qual nem todos receberam. O Presidente, lembrou a todos sobre a lei municipal de 2018, que autoriza o Executivo ao pagamento de rateio a funcionários lotados na Educação, uma vez que o Assessor e a Secretária da Educação tinham conhecimento da Lei.

Wilian Tanure, um dos Vereadores procurados por funcionários da Educação que não receberam o rateio, falou sobre o conhecimento da lei aprovada e sancionada em 2020 e espera que todos recebam.

Elza do Boa Vista, outra Vereadora acionada por funcionários da Educação, espera que as pessoas de frente, os que estão na administração da Educação possam fazer o rateio a todos.

O Presidente falou sobre a denúncia feita pelo cidadão Vladimir Martins Leão ao Ministério público alegando que no ano de 2019, o Presidente da Câmara cometeu várias irregularidades, com gastos exorbitantes com seguranças, diárias e com duas empresas fazendo o mesmo serviço. O Presidente deixou claro para os Vereadores e população, relembrando-os sobre a cassação do Prefeito em 2018, onde foi necessário um sistema de segurança maior na sede da Câmara no dia do julgamento e em outras reuniões.
Quanto às diárias de vereadores no ano de 2019, foram gastos 3.400,00 (três mil e quatrocentos reais) referente a 17 diárias de viagem.

No que se refere à denúncia de duas empresas fazendo o mesmo serviço, o Presidente citou as duas empresas e mostrou os empenhos que comprovam que as empresas prestavam serviços diferente.

Quanto a denúncia realizada pelo cidadão, toda documentação comprobatória será enviada ao Ministério Público. Após resposta do MP, o Presidente vai acionar o cidadão Vladimir na Vara Judicial, com ação de denúncia caluniosa. “Falar é fácil, quero ver provar. Trabalhamos com transparência e honestidade”, finalizou o Presidente.

O Vereador Wilian Tanure, parabenizou e noticiou sobre a construção do ginásio poliesportivo de Virginópolis. O Esporte não é só futebol. Com a construção do ginásio, será atendido desde crianças até os idosos. Falou também sobre a Copa Boa Vista de Futebol feminino, totalmente organizado pelas meninas do futebol de Boa Vista.

O Vereador Beliny, mais uma vez mostrou sua indignação em relação ao descaso com as pracinhas e a rodoviária da cidade de Virginópolis, que estão abandonadas.

Os Vereadores parabenizaram o Presidente Alex por sua postura à frente da Câmara.

Ficou interessado em ver detalhes desta reunião? Clique aqui e assista a 15ª reunião.