Notícias

10ª Reunião Ordinária 010/2021

10 de agosto de 2021

O Presidente Alex Batista, deu início à reunião agradecendo a todos os Virginopolitanos que o ajudaram no momento tão difícil que passou com o acidente e ao o prefeito Boby, que até água na boca o serviu no hospital de Guanhães. “Na hora mais difícil, a população me abraçou”. Agradeceu a visita do Prefeito Boby que esteve em sua casa juntamente com o Dr. Epifânio quando retornou a Virginópolis, após sua internação em Belo Horizonte, e o fato dele mesmo reconhecer que os vereadores da gestão passada fizeram seu papel. Demonstrou gratidão pelas palavras do Prefeito, que esteve dentro de sua casa e teve consciência de seu erro e indignação por alguns cidadãos que até hoje passam por ele de cara fechada, por motivos políticos. Deixou claro que não fizeram mal ao atual Prefeito Boby, e sim, cumpriram com o dever que é de Legislar e Fiscalizar, dever este que continuará cumprindo. “Política passa e a vida continua. O que mais quero é paz em minha vida política, espiritual e enquanto for Vereador vou cumprir meu papel”. Muitos já reconheceram e viram que fizemos o nosso trabalho enquanto Vereadores. Agradeceu novamente a população de Virginópolis que rezou e torceu por sua recuperação, que foi muito rápida. Parabenizou a Vice Bianca Oliveira que esteve à frente dos trabalhos assumindo a presidência da Câmara e mostrou-se muito responsável e competente com o zelo do dinheiro público. O trabalho interno do Vereador é muito pouco reconhecido. Finalizou agradecendo a todos aos vereadores, Prefeito, amigos e a população em geral que o visitaram e aqueles que não o visitaram, mas torceram por sua vitória.

Dando continuidade à reunião, a palavra foi concedida ao Carlos Henrique, convocado para responder perguntas sobre o processo de compra de uma empresa da cidade de Guanhães, a Village Auto peças.

O funcionário Responsável pelo Setor de Compras da Prefeitura Municipal de Virginópolis respondeu a questionamentos acerca de compras de peças de veículos junto à Empresa Village Auto peças.

Após o funcionário responsável pelo setor de compras responder aos questionamentos dos Vereadores, o Presidente Alex Batista, colocou em votação e ficou decidido por unanimidade o envio de notificação ao prefeito, solicitando ao Executivo Municipal a remessa da totalidade das Pré notas enviadas pela empresa Village Auto Peças, e ainda que seja realizado o cancelado dos contratados firmados com e Empresa Village Auto peças, que a mesma seja proibida de contratar com a municipalidade, devendo ainda ressarcir os prejuízos causados aos cofres públicos da Prefeitura de Virginópolis e que seja encaminhado os documentos ao Ministério Público, acaso o Prefeito não o faça.

Já no segundo item da pauta, foi a vez da Senhora Terezinha, assessora do setor de licitação do município de Virginópolis, convidada a dar esclarecimentos inerentes ao Setor.

Respondeu aos questionamentos dos Vereadores, relatou sobre a grande demanda no setor e que atenderá aos ofícios solicitando as cópias dos processos licitatórios, ainda não enviados do ano de 2021.

Na oportunidade, o Vereador Beliny Leão, mostrou-se indignação quanto a dois ofícios ainda não respondidos pelo Executivo e que até a próxima reunião se não forem respondidos, farão por meio judicial.

Ainda nesta reunião, no terceiro item da pauta, foi concedida a palavra ao Senhor Fernando, que se apresentou como o novo técnico da EMATER e o mais novo morador da cidade de Virginópolis. Colocou-se à disposição do Executivo, Legislativo e da população no auxílio aos produtores rurais.

Os vereadores, desejaram boas vindas ao Senhor Fernando e também se colocaram à disposição do mesmo.

Passando para os próximos itens da pauta, foram distribuídos oito projetos de Lei de autoria dos Vereadores, a saber:
Vereador Carlos Coelho

  • Projeto de Lei 12/2021, concede título de cidadão honorário do Município de Virginópolis ao senhor Hercílio Coelho Diniz;
  • Projeto de Lei 13/2021, concede título de cidadã honoraria do Município de Virginópolis à Senhora Celise Barreiros Laviola Cabral;
  • Projeto de Lei 14/2021, que concede título de cidadã honorária do Município de Virginópolis à Senhora Mônica Itamara Magalhäes Diniz Coelho;

    Vereador Giovani Campos

  • Projeto de Lei 15/2021, que concede título de cidadão honorário do Município de Virginópolis ao Senhor Neison Vanderley do Carmo;
  • Projeto de Lei 016/2021, que concede título de cidadão Benemérito do Município de Virginópolis ao Senhor Carlos Augusto Coelho Neto;
  • Projeto de Lei 017/2021 que dá denominação a Bairro do Município de Virginópolis;
  • Projeto de Lei 018/2021 que dá denominação a via pública no Município de Virginópolis;
  • Projeto de Lei 019/2021 que dá denominação a via pública no Município de Virginópolis.

O Vereador Wilian Tanure, protocolou nesta reunião indicação, solicitando do poder executivo a liberação da quadra da Vila Santo Agostinho, para uso da “turma do vôlei” as segundas e quarta e que fique a disposição da comunidade de domingo a domingo.

A “turma do vôlei” está indo para a cidade de Divinolândia de Minas para treinar, sendo que aqui em Virginópolis, temos uma quadra. Sabemos que a quadra foi reformada e que está fechada devido ao COVID-19, mas que com as devidas precauções, com os devidos cuidados, faz esta indicação para que o Poder Executivo a libere para uso.

No momento livre da reunião, o Vereador GIOVANI Campos, fez um esclarecimento a todos, que entrou com um projeto de lei hoje, os quais foram distribuídos com a finalidade de nomear as duas ruas do Bairro do Trevo. O prefeito, através da empreiteira, está fazendo um projeto de eletrificação para o bairro, e há necessidade por parte da CEMIG que as ruas tenham nomes. Noticiou ainda que o prefeito, ainda este mês deve iniciar o calçamento do Bairro Trevo.

Esclareceu que foram lotes que eu vendeu a preços acessíveis e quando houve a necessidade, chegou a parcelar em até 20 vezes. Agradeceu ao Prefeito Boby pela iluminação do trevo, que ficou muito linda.

Informou aos amigos do Bairro Trevo, que a partir do dia 11 de agosto, vai pedir ao José Everton (Ze Guel), funcionário da Empresa Júlio Simões que faça a limpeza e se possível, a manutenção do trevo.

Parabenizou ao Alex, lá do trevo, um dos primeiros moradores do Bairro, por sempre cobrar melhorias para o Bairro.

Aproveitou o momento, para agradecer ao Sr. Herdi (falecido em 10/08) por acolher muito bem as pessoas no ginásio, que hoje é a CNEC e solidariza com todos os familiares e amigos pelas perdas de pessoas queridas de Virginópolis para a COVID.

O Vereador Wilian Tanure, elogiou a Administração da cidade, ao Prefeito Boby e toda a sua assessoria. Acompanhou de perto, na última semana, a troca de muitas lâmpadas queimadas na cidade. O calçamento no Paulinho Leôncio está a todo vapor e parabenizou a Prefeitura que durante esses oito meses conseguiu 11 (onze) novos veículos para a frota do município para diversos setores da administração pública.

O Vereador Carlos Coelho, parabenizou o Secretário de meio ambiente/cultura, o Senhor Edinho, ao prefeito Boby e toda a sua assessoria pelas melhorias e conquistas para município, dentre elas a aquisição de barracas novas para as feirantes de Virginópolis.

O Vereador Beliny Leão, solidarizou com as famílias que estão com os corações dilacerados pelas perdas recentemente de seus entes queridos. É um momento muito triste por tantas mortes nos últimos dias, algumas prematuras.

Quando um Virginopolitano parte, todos os demais sentem. Todos merecem nosso respeito, nosso carinho e que Deus ajude a superar este momento difícil durante esta terrível pandemia. Não sabemos o dia de amanhã. Que continuemos adotando as medidas de prevenção. Temos uma variante na cidade muito mais contagiosa. É muito importante neste momento redobrar a atenção. Fiquei com muito pesar por estas perdas. Continuem acreditando em Deus, Deus é maravilho e está presente em todos os momentos em nossa vida, citou o Vereador.

Para finalizar, falou sobre a atual situação do cemitério de Virginópolis, que saturou. Aquilo ali é uma bomba prestes a explodir. Vai acontecer de falecer pessoas e não ter onde enterrar. Fica aqui o nosso alerta. Vai ser muito constrangedor falecer alguém e não ter onde enterrar. Falou sobre a manutenção dos trevos está com mato alto e as pracinhas com aspecto de abandono. Outra assunto citado pelo Vereador, foi sobre segurança no transito. Recentemente a prefeitura publicou sobre a pintura nos meios fios da cidade e que isso vai colaborar com a segurança no trânsito, mas tinta em meio fio não resolve problema de segurança no trânsito. O que resolve são placas, quebra-molas em locais adequados, faixa de pedestre, câmera de segurança, entre outros. Disse que enquanto tiver na Câmara, vai cobrar melhorias no trânsito. Também solicitou mais transparência nas publicações sobre a vacinação. Não estão divulgando o número de vacinas recebidas. Sobre as obras em andamento, parabenizou a retomada e ressaltou que é necessário fazer, fazer bem feito para evitar o retrabalho. Se está fazendo, tem que fazer dentro da legalidade. No Bairro Tanque através de uma abaixo assinado, estamos nos mobilizando para lutar pelo calçamento do Bairro. O município vai receber mais de um milhão de indenização da Vale e este valor tem que ser investido em saneamento básico.

O Vereador Neison Vanderlei, pediu sinalização do trevo e disse que não basta só limpar e iluminar. Relatou sobre reclamação dos munícipes quanto aos cães de rua. Os Munícipes relatam que não podem sair com segurança na rua para fazer uma caminhada, que é cercada por cães. Falou também sobre o problema dos fios de telefone que estão arrebentando com frequência e pede que o Executivo tome providências quanto a isso, antes que aconteça uma mal maior.

A Vereadora Elza, com 204 votos, representante do povoado de Boa Vista, reforçou o pedido de manutenção da estrada São José e do Córrego dos Cândidos. Disse que está sempre correndo atrás de manutenção da estrada, mas o que ouve é que as maquinas não podem estar em dois lugares ao mesmo tempo. Agradeceu ao andamento do calçamento da rua Levi Cândido e espera que seja feito rede de esgoto também.

A pedido de um morador do Povoado de boa Vista, questionou ao Vereador Wilian Tanure, sobre sua preocupação quanto aos eventos realizados pelo Vereador, uma vez que o COVID-19 ainda não acabou. Disse que o campo de futebol de Boa Vista ficou lotado, e que lá no Povoado, tem pessoas contaminadas. Parabenizou pelo seu trabalho, mas enfatizou que ainda estamos em pandemia. Que infelizmente o vírus leva a óbito e o povo preocupado, pediu para ter cuidado.

Respondendo a vereadora e a população de Virginópolis, o Vereador Wilian Tanure disse que em Boa Vista é responsável pelo futebol feminino e que segue todos os protocolos da saúde. A galera chega de máscara, tem álcool em gel e que fizeram a testagem de atletas tanto em Virginópolis quanto Boa vista. Foram realizados mais de 70 testes e nenhum caso positivo. O que mais faz é pedir para os atletas se cuidarem. Não vê o porquê parar com esporte se bares e festas em sítios continuam. “Sempre priorizamos a saúde e estamos seguindo todos os protocolos. Se Deus quiser, eu quero ampliar ainda mais este trabalho na área do esporte”, finalizou o Vereador.

A Vereadora Bianca Oliveira, se solidarizou com as famílias que perderam entes queridos e com a Patrícia, cujo filho havia falecido. “Quando uma mãe perde um filho, todas perdem um pouquinho”. Solidarizou também com as pessoas que se encontram internadas em UTI, e que se recuperem desta doença.

Vereador Dinho do Trevo, Agradeceu em nome dos moradores do bairro Recanto da Serra, Paulinho Leôncio, ao prefeito Boby pelo calçamento naquele bairro. Sabemos que tem vários bairros ainda precisando de calçamento. Os munícipes estão ansiosos pelo calçamento.

Às 22:50, foi lida a ata da reunião.

Assista aqui ao vídeo completo da transmissão da 10ª reunião ordinária.

Botão Voltar ao topo