Notícias

11ª reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Virginópolis

24 de agosto de 2021.

A reunião que iniciou às 20h00, com a distribuição de três projetos de lei:
– Projeto de lei 20/2021 que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de adoção de sistemas individuais de tratamento de esgoto para as obras localizadas ao montante da represa COPASA e dá outras providencias” de autoria do Vereador Beliny Leão.
– Projeto de lei 21/2021 que “Denomina logradouro público na cidade de Virginópolis e dá outras providencias” de autoria do vereador Neison Vanderley.
– Projeto de lei complementar 01/2021 que altera e reestrutura o regime próprio de previdência social do município de Virginópolis e regulamenta as alterações estabelecidas pela emenda a lei orgânica do município número 01/2020 nos termos da emenda constitucional número 103/2019.

No momento destinado às Indicações, os vereadores protocolaram quatro indicações ao Poder Executivo, com suas demandas, a saber:
75/2021
Bianca Lisley de Oliveira que requer quebra-molas no final da rua Joaquim Pacheco próximo a Fazenda do Juca, pois já estão fazendo o calçamento e já pede que aproveite este momento, para melhor segurança dos moradores do local.
76/2021
Neison Vanderley do Carmo que requer a construção de vestiário e alambrado no campo do macaquinho. Inclusive, isto é, até uma promessa do prefeito.
Tanure fez adento e no momento de campanha juntamente com o Prefeito e Vice, realmente teve essa promessa. E espero que na área de camping, meu primeiro pedido seja atendido também, assim como de outras localidades.
77/2021
Neison Vanderley do Carmo, indica ao executivo o restante de calçamento na rua Ladico Coelho e atrás da rua Joaquim Pacheco, aproximadamente uns 15 metros. Ali no Efigênio Henrique perto do depósito de gás. Presidente Alex, disse que o Prefeito ao ser procurado disse que a licitação só daria para fazer até aquele pedaço. O Presidente sugeriu que fosse realizado um aditamento de contrato da licitação, dentro do que é permitido por Lei para que faça o calçamento do referido local.
Beliny, reforçou que o cidadão Noé, é extremamente conhecido na cidade e merece essa atenção, uma coisa é a comunidade do tanque que ainda não começou, e essa fez, e só não fez o pedaço próximo a casa dele, coisa simples de resolver.
78/2021
Carlos Coelho, requer do Executivo Projeto de Lei para aumentar diária para os motoristas da Prefeitura de Virginópolis. Ao defender sua indicação, aproveitou o momento para parabenizar todos os funcionários da prefeitura, o Prefeito Boby pelas Obras que estão sendo realizadas no município e todas as Secretarias Municipais. Os funcionários precisam receber bem, pois carregam vidas.

Neison Vanderley, aproveitou e pediu que o executivo reveja o salário de todos os motoristas da prefeitura e parabenizou-o pela atitude. Parabenizou também a secretaria de educação pelo brilhante trabalho.

Giovanni, pediu licença para fazer uma emenda no projeto do Carlinho, estender na verdade um ajuste salarial para todos os funcionários. Segundo o Vereador, uma das classes mais injustiçadas é a classe de professores. Em discussão entre os vereadores, chegaram ao consenso de na próxima reunião entrar com pedido de reajuste salarial, que na opinião do vereador Giovani, deveria ser assinada é por todos os Vereadores.

Sendo assim, foi colocado em plenário, para votação se estão de acordo de colocar a indicação de recomposição salarial de todos os funcionários que recebem mais de um salário mínimo. Após votação, e por todos estarem de acordo, nesta data foi feito a indicação de recomposição salarial para todos os funcionários que recebem acima de um salário, indicação esta, assinada por Jacuri, Giovani e Carlinhos.
Vereador Dinho, neste ano de 2021, fez esta indicação de reajuste salarial, a qual não foi atendida.

Vereador Beliny, lembrou aos Vereadores, que os Professores tiveram um reajuste neste ano. Sabe-se que foi judicialmente, mas teve e que o reajuste deve ser aplicado a todos os funcionários. Que todos os funcionários são merecedores, sem extinção. Vereador Giovani Campos, esclareceu que é um processo relacionado a plano de Cargo e Carreira.

No momento livre da reunião, Vereador Carlos Coelho, agradeceu ao Presidente do senado federal, ao convite enviado a Brasília, que não pode comparecer devido à reunião 11ª de hoje e que também estava acompanhando o Presidente Alex em um retorno em Belo Horizonte, com maior prazer. Agradeceu ao Deputado e também a Prefeita Márcia. Na época que Bianca dirigiu esta casa, fiz uma prestação de contas dos meus primeiros seis meses. E eu e Márcia conseguimos 260 mil, que já está em conta do deputado Hercílio Coelho Diniz.

Dinho do trevo, solicitou que seja envaido ao poder executivo solicitação para construção de um redutor de velocidade na rua 6 na vila santo agostinho, pois os moradores estão alegando que pode acontecer acidente se não colocarem um redutor de velocidade. É um local já calçado.

Elza do Boa Vista, agradeceu em nome de todos os palestrantes que estiveram na câmara semana passada, com o tema “violência doméstica”, realizada pela Polícia Militar onde ela e Bianca representaram os vereadores. Nós precisamos muito do apoio e do carinho e que projetos como o que foi realizado na Câmara, seja realizado também no povoado de Boa Vista.

Giovani campos, parabenizou ao Prefeito Boby pelas tantas obras realizadas e em andamento na cidade. O Vereador cobrou sobre uma reunião interna com todos os Vereadores e o Secretário de Obras do Município. Parabeniza o que está sendo feito, mas não podemos deixar de cobrar. Pessoas já morreram em Virginópolis por acidente, por imprudência de motoristas e falta de sinalização. Pediu sinalização nas proximidades das escolas.
O Presidente concordou com a colocação do Vereador e sugeriu que juntamente com o Secretário, seja convidado conjuntamente o Prefeito e demais pessoas responsáveis por este setor.
Após discussão, ficou definido que seriam convidados o Secretário e o Prefeito para uma reunião na sede da Câmara, para o dia 13 de setembro, ou conforme a disponibilidade dos convidados.

O Vereador Giovani, pediu que fosse registrado em ata o envio de moção para o Governador Zema, pela brilhante administração durante esses três anos.

Wilian Tanure, reforçou o pedido sobre a sinalização nas cidades. Assunto que já vem sendo tratado na câmara desde início do ano e sobre a situação dos cachorros abandonados na cidade. Solicitou ao Prefeito que tome nem que seja de forma paliativa uma atitude quanto aos cachorros que ficam na redondeza da usina de lixo. É muito triste ver com frequência cachorro morto nas proximidades da usina.

Aproveitou a oportunidade e pediu a Administração Municipal manutenção da estrada da serra do São Bento.
Finalizou solicitando manutenção das traves do campo de futebol do município (área de camping).
Em relação aos cachorros, o vereador Carlos Augusto disse que fizeram uma reunião com os moradores sobre a questão dos cachorros que ficam ao redor da usina de lixo. Eles estão atacando os animais dos proprietários nas proximidades da usina de lixo.

Beliny esclareceu sobre a dificuldade relatada pela administração em relação ao volume de serviços realizados pelas maquinas da prefeitura no que se refere ao fato de não molharem com frequência as ruas do bairro tanque que ainda não estão calçadas.
Sobre as questões dos cachorros, existe uma decisão judicial, com limite de prazo concedido pela justiça de três meses para implantação de centro de zoonose. Decisão esta, de agosto de 2016 e até hoje sem cumprimento.
Beliny questionou o vereador Tanure, sobre a solicitação da liberação da quadra da Vila Santo Agostinho. Tanure, disse que teve resposta sobre o ofício e disse que foi informado que estão aguardando a mudança de Virginópolis para a onda amarela. Até o momento os atletas do vôlei estão indo para a cidade de Divinolândia para fazer seus treinamentos.
Beliny pediu a atenção dos moradores do bairro tanque, pois agora é um momento propício para proliferação do escorpião. Solicitou também que as pessoas que tem lotes naquela localidade que limpem seus lotes, e ao mesmo tempo pede uma ação da prefeitura com relação a estes animais peçonhentos que são muito perigosos.
A palavra ainda com vereador Beliny, cobrou resposta de uns ofícios enviados ao Executivo sobre a situação dos veículos e motoristas do município para uma checagem, assim também como um oficio possíveis nomeações de cargo para Diretor Escolar sem passar por eleições escolares, assim como é determinado. Sendo assim, solicitou que peticionasse para o Poder Judiciário, para que através dós meios judiciais as respostas sejam enviadas ao Legislativo.
Agradeceu a todos pela aprovação unanime da distribuição de seu primeiro projeto de lei, que prevê a obrigatoriedade de adoção de sistemas individuais de tratamento de esgoto para as obras localizadas ao montante da represa COPASA e dá outras providências.

Veja a reunião na íntegra clicando aqui

Botão Voltar ao topo