7ª Reunião ordinária – 007-2021

25 de maio de 2021 – Plenário da Câmara Municipal

A 7ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Virginópolis, do dia 25 de maio de 2021, iniciou-se às 20h02 com a falta justificada do vereador Giovani Campos. O primeiro item assunto tratado foi a discussão e votação do projeto de lei 05/2021 que “Institui o Conselho Municipal de Educação de Virginópolis e dá outras providências” de autoria do Executivo Municipal.

Assessoria Jurídica leu o parecer da Comissão Justiça, Legislação, Finanças, Fiscalização e Redação – JLFFR, parecer este, favorável pela aprovação do referido projeto, que em seguida foi aprovado por todos os vereadores presentes.

Passou-se em seguida para discussão e votação de outro projeto de lei, o 06/2021 que “Institui Conselho Municipal de acompanhamento e controle social do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e da valorização dos profissionais da educação – CACS-FUNDEB, e dá outras providências”, de autoria do executivo municipal.

Após reunião dos membros da comissão, decidiram pelo parecer favorável na forma original do projeto. O projeto foi colocado em votação e todos os vereadores presentes foram favoráveis pela aprovação do projeto.

Após discussão e votação dos projetos de leis, a reunião prosseguiu com a apresentação das indicações dos vereadores Carlos Augusto Coelho Neto, Elza de Souza Melo Sila, Neison Vanderley do Carmo e Beliny Magalhães Leão.

Os Vereadores fizeram indicações tais como: solicitação de pavimentação, e rede pluvial e de esgoto rua João Batista de Magalhães, a reabertura de uma casa de reabilitação e fisioterapia no povoado de Boa Vista, manutenção do asfalto da rua Francisco dias, manutenção do túnel na vila santo agostinho, instalação de placas na entrada da cidade com indicação de proibição de entrada de caminhões com carga pesada, instalação de passarelas para realização de caminhas no morro do retiro, prorrogação da data de pagamento do IPTU e reforma da praça da Matriz.

Em momento oportuno, durante as indicações dos Vereadores, Wilian Tanure aproveitou a oportunidade para enfatizar do risco das carretas estacionadas pelas ruas da cidade. É um risco muito grande de acidente. Rua do Ginásio, Paquetá e Rua da Várzea é a maior concentração destes veículos grandes estacionados.
Aproveitou também o momento e passou a notícia de que a prefeitura fez adesão de ata de uma licitação da empresa que presta serviços para Divinolândia de Minas. Sendo assim, espera que as demandas referente iluminação pública sejam todas solucionadas.

Presidente Alex, acha errado a questão da adesão de ata, por não possibilitar outras empresas de participarem de licitação. Tinha uma licitação para este objeto e foi cancelada e aderiram adesão de ata da cidade de Divinolândia. Lembrou de uma adesão de ata para estrutura de eventos na gestão passada onde os valores eram superiores ao valor de mercado. Acaba saindo mais caro para o município. Geralmente um processo através de pregão sai mais barato.

Nesta reunião, foram expedidos alguns ofícios ao Executivo Municipal, dentre eles, solicitando informações relacionadas às vacinas COVID-19, nomeação de Diretores Escolares, requerimento de vacinação durante final de semana, cumprimento dos direitos adquiridos acerca do projeto de Lei do Estatuto de Cargos e Salários dos Professores, entre outros.

Live da reunião 07/2021 – Assistir