Notícias

Quarta Reunião Ordinária 2022

22 de fevereiro de 2022

A quarta reunião da Câmara de Vereadores de Virginópolis, com ausência justificada dos Vereadores Eduardo Nunes e Giovanni Campos, iniciou-se às 20 horas com a distribuição do Projeto de Lei nº: 05/2022, de autoria do Executivo Municipal, que “dispõe sobre o reajuste dos vencimentos dos servidores públicos do Município de Virginópolis e dá outras providências”. Por se tratar de um projeto especial e urgente, o Presidente propôs ao plenário sob a possibilidade de votar a proposição na presente sessão. Após a concordância, foi apresentada pela vereadora Bianca Oliveira, emenda modificativa ao art. 1º, retroagindo os efeitos da lei ao dia primeiro de janeiro de 2022 onde todos vereadores concordaram. Após todos os tramites legais, o projeto foi colocado em votação e aprovado pelos Vereadores presentes nos termos regimentais.

Também foi distribuído nesta sessão, o Projeto de Lei 06/2022, de autoria de Giovani Campos e Carlos Coelho, que “concede título de cidadão honorário do Município de Virginópolis ao Senhor Wilian Tanure Anastácio da Silva”.

O Projeto de Lei nº: 03/2022, de autoria do Vereador Beliny Leão, que “dispõe sobre a proibição do tráfego de veículos de grande porte na área urbana do Município de Virginópolis e dá outras providências”, foi colocado em discussão e votação. O vereador proponente, apresentou slide contendo enquetes, gráficos, imagens e comentários dos cidadãos em relação ao projeto, o qual foi aprovado por unanimidade

O ex-vereador, Sr. João Urbano Costa, usou da tribuna, para falar sobre a situação das estradas do Município de Virginópolis. O Presidente Alex, esclareceu que encaminhará Ofício ao Prefeito e ao Secretário de Obras solicitando informações sobre o relatado pelo ex-vereador, referente a Estrada do Córrego São Felipe, bem como outras.

Duas indicações foram protocoladas, a saber:

Indicação nº: 07/2022, de autoria do Neison Vardelei, solicitando do Poder Executivo o calçamento da rua Mariinha Leite e indicação nº: 08/2022, de autoria dos vereadores Neison Vanderlei e Wilian Tanure, solicitando do Executivo que proceda a aquisição de um trator cortador de grama para atender a necessidade dos campos da cidade e comunidades.

O momento livre da reunião, o vereador Carlos Coelho cobrou explicações urgentes do secretário de obras do Município em relação às péssimas situações das estradas rurais, bem como pela demora em solucionar os problemas existentes, solicitando a convocação do mesmo para comparecer na próxima sessão ordinária da casa, o que foi aprovado.

O Vereador Carlos ainda repudiou a licitação do transporte escolar, o que está prejudicando de forma irreparável os alunos da zona rural, o que foi reforçado pelo Presidente da Casa, relembrando que a Prefeitura teve prazo suficiente para realizar o certame e corrigir as falhas, o que não ocorreu.

O Vereador Tanure também desabafou e criticou de forma enfática a forma em que o poder executivo está tratando a questão do transporte dos alunos da zona rural, indagando a Secretaria de Educação qual será a estratégia em relação aos alunos que estão perdendo aulas e ficando prejudicados.
O Vereador Jacuri disse que há vários meses a Câmara está cobrando uma solução, requerendo de forma urgente para que os ônibus comecem a rodar.

A Vereadora Elza, por sua vez, disse que a culpa não é do legislativo, que os Vereadores sempre lutam pelo melhor para as crianças da zona rural voltarem para as salas de aula o quanto antes. Solicitou ainda ao Secretário de Obras que proceda ao cascalhamento das estradas rurais.

A Vereadora Bianca disse que os Vereadores estão exercendo suas funções e assim permanecerão.

O Vereador Beliny requereu o encaminhamento imediato de Ofício ao Ministério Público da Comarca, cientificando-o sobre a situação do transporte escolar no Município. Informou que Virginópolis não faz parte da AMCOV desde o ano passado. Por fim, relembrando a situação do bairro Tanque, o Vereador Beliny disse que após 15 dias da última reunião da Câmara nada foi feito pelo Executivo, que a Comunidade está sofrendo com as obras paralisadas há quase 02 meses, e novamente, manifestou de forma veemente todo seu repúdio e indignação com a incompetência do poder público municipal, solicitando apoio dos colegas Vereadores.

O Presidente Alex disse que será enviado Ofício a Prefeitura cobrando explicações em relação a obra e eventual divergência no diâmetro das manilhas.

Esta reunião foi transmitida ao vivo nas redes sociais. CLIQUE AQUI, para rever na íntegra como foi a 4ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Virginópolis.

Botão Voltar ao topo